quarta-feira, 5 de outubro de 2011

2.8 Atividade de Wikipédia


Tangram

Conceito
Tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, formado por 7 peças que pode formar milhares de figuras diferentes.

Um pouquinho da história do tangram


                             
Existem várias versões sobre a origem do Tangram. A que mais gostamos conta que um serviçal quebrou o mais belo vaso do palácio imperial em 7 pedaços e o Imperador, zeloso com sua coleção de cerâmicas, exigia a imediata reposição do vaso ou o serviçal perderia sua cabeça.
Desesperado, o pobre serviçal tentou a todo custo colocar as peças mas não conseguiu. No entanto, notou que com as 7 peças poderia representar não apenas vasos, mas toda a sorte de figuras. Ao ser chamado para dar conta do vaso, o serviçal mostrou o que tinha descoberto. O Imperador adorou a brincadeira e poupou o pescoço de nosso querido herói.
Com isso, ganhamos um quebra-cabeça instigante, de onde com apenas 7 peças, podemos representar milhares de problemas e desenvolver a percepção espacial, a concentração e a criatividade.
Utilização
Mais que um jogo educacional, o tangram é peça de coleção para muitos aficionados por formas geométricas e métodos de aprendizado. Desde a caixa de madeira, que traz as silhuetas minuciosamente recortadas e que se encaixam perfeitamente, até o tangram recortado de papel feito pelos estudantes, o material encanta e, apesar de ser antigo, traz um novo conceito educacional que facilita o aprendizado e prova que na matemática também há diversão.
Além  de auxiliar na percepção espacial, a concentração e a criatividade,   , vários conceitos matemáticos podem ser abordados, como:
Identificação;
Comparação;
Descrição;
Classificação;
Desenho de formas geométricas planas;
Visualização e representação de figuras planas;
Exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras;
Compreensão das propriedades das figuras geométricas planas;
            O Tangram, como conceito de diversão inteligente e estímulo à criatividade para resolução de problemas tornou-se a inspiração para muitas empresas, servindo como pressuposto para iniciar palestras. Assista ao vídeo e aprenda com fazer um tangran:

Nenhum comentário:

Postar um comentário