quinta-feira, 19 de maio de 2011

Diário de bordo da aula 3

CURSO PROINFO INTEGRADO
PROFESSOR: RAY
ALUNA: DEOCLIDES CARVALHO

RELATÓRIO DA 3ª AULA
O professor iniciou a aula solicitando maior atenção às aulas, pois as conversas paralelas prejudicam o bom andamento dos trabalhos, visto que, temos um plano de curso a cumprir com um tempo determinado.
Em seguida solicitou os encartes com preços de computadores, que havia pedido para levarmos. Com esta atividade seu objetivo era analisar as diferentes formas que as empresas anunciam o bem, e , talvez,  pela falta de conhecimento na área de informática, os anunciantes fazem os slogans de forma equivocada.
Aprendemos que o melhor processador ainda é o Pentium I – 7. Logo depois o professor retirou o HD de um gabinete e comentou sobre a capacidade lógica, disse ainda que, embora um HD possua muita capacidade lógica, não quer dizer que precise ser de maior tamanho físico.
Foi nos explicado a diferença entre netbook e notbook. O netbook não possui leitor de CD ou DVD, mas é tão eficiente quanto o outro e se quisermos podemos comprar estes hardwares à parte e conectar na entrada USB.
Foi nos informado que não devemos permanecer com programas instalados se não formos utilizá-lo, eles afetam o funcionamento normal da máquina e causa lentidão. Foi dado o exemplo do carteiro que quando a máquina tem somente os programas essenciais de uso diário ela trabalha melhor, quanto mais programas instalados, maior dificuldade para processar a informação e/ou para encontrar destinatários.
Em seguida assistimos a um vídeo sobre falhas na comunicação. Eram duas pessoas dialogando em línguas maternas diferentes e não conseguiram se entender.
Professor Ray falou também dos classificados dos jornais que fazem anúncios de periféricos, hardware, software e etc. Em uma época ele lia estes anúncios e não entendia nada e percebeu a necessidade de estudar mais sobre informática e assim o fez.
Foi falado sobre a relação dos colegas que não tinham enviado tarefa de casa.
Exploramos um pouco o campo internet. Existem uma maior diversidade de  navegadores para conexão a internet.
Internet não é sinônimo de segurança, portanto ao entramos em sites bancários para acessarmos a conta bancária devemos tomar alguns cuidados: verificar se o site  possui segurança e não entrar neste tipo de  site por links e sim pela página do banco mesmo. Verificar se na barra de endereço aparece HTTPs(s= security) e observar se na mesma barra tem um cadeado e se este cadeado é estático ou não. Se for estático pode ser que você não esteja mesmo na página desejada.
Aprendemos também que podemos redefinir a home Page (página inicial) de acesso a internet e o local onde esta tarefa poderá ser executada.
Falamos sobre a criação deste vasto campo de pesquisa da net que surgiu inicialmente com as listas de endereço e telefones e depois as pessoas foram ampliando este campo que tornou o que é hoje. Na net tanto podemos encontrar fonte verdadeira de pesquisa quanto especuladores do conhecimento. Precisamos analisar o que queremos e filtrar as informações.
Trabalhando com a internet nas escolas – precisamos refinar a pesquisa (escrever a palavra ou frase entre aspas) e direcioná-la. Para que, ao solicitar alguma pesquisa, os alunos não sejam levados para sites  ou imagem indevidos. Refinando a pesquisa as pessoas encontram com maior facilidade o que procuram.
Utilizando imagens do Google- se quisermos uma melhor definição devemos clicar na imagem e aguardar carregar, e então podemos copiar e colar onde quisermos, fazendo as redefinições necessárias.
Pixel menor unidade de cor em informática. Quanto mais pixels  a imagem será  melhor visualizada. Aprendemos sobre formatos das imagens – JPEG, JPG, entre outros.
E como tarefa de casa – 1 -  foi solicitado pra abrir o próprio e-mail e fazer alterações na página e salvá-las. 2- Pesquisar sobre as redes sociais e descrevê-las. 3- Fazer o diário de bordo. Devemos enviar até 02/05/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário